Dra. Heloisa Campos

Laser



 

Por que os Hemangiomas devem ser tratados com Dye Laser

Para o tratamento dos hemangiomas o uso de um equipamento inadequado ou a aplicação incorreta podem não produzir melhora e, ainda, provocarem danos e deixarem sequelas definitivas.
O Dye Laser é o tratamento recomendado para o tratamento dos hemangiomas nos maiores centros especializados do mundo. É um equipamento produzido com alta tecnologia para atingir a eficiência máxima no tratamento dos hemangiomas – o que reflete em um custo maior. Apesar disso, é o mais eficiente no clareamento dos hemangiomas e o mais seguro na preservação da pele.
Outros equipamentos de Laser e Luz Intensa Pulsada apresentam resultados inferiores, porque não têm as especificações técnicas necessárias para alcançar os mesmos bons resultados. Mesmo outros tipos de laseres, como o alexandrite e o Nd:Yag, podem ser empregados no tratamento dos hemangiomas, se forem aplicados por profissionais experientes que possam adequar os parâmetros para não causar danos.
Já com os aparelhos de Luz Intensa Pulsada não é possível alcançar alguma eficiência sem aumentar os riscos que podem resultar em sequelas. Alguns pacientes procuram o Dye Laser relatando insatisfação com os resultados de tratamento prévio com diversos aparelhos de Luz Intensa Pulsada, tais como Photoderm, Formax, Versapulse, etc.
As diferenças entre Laser e Luz Intensa Pulsada demonstradas pela Física refletem os resultados clínicos.
Laser é um tipo especial de luz com propriedades únicas que a diferenciam de qualquer outra luz empregada na Medicina.
O Laser é composto por um feixe de luz monocromática - apenas uma cor, ou seja, todos os raios são absorvidos pela lesão, o que significa que os outros elementos da pele não o absorvem e, assim, são preservados. Na Luz Intensa Pulsada o feixe de luz é policromático - raios de luz com várias cores; consequentemente, poucos raios são absorvidos pela lesão, e o tratamento fica ineficiente, além de que outros elementos da pele absorvem parte dos raios, com risco de provocar danos.
Outra característica importante é que o Laser é um feixe de luz colimado, ou seja, os raios de luz se mantêm direcionados para atingir e tratar a lesão. Na Luz Intensa Pulsada, o feixe de luz não é colimado, e os raios de luz se dispersam rapidamente para todas as direções, reduzindo a eficiência.
Finalmente, o Laser é composto por um feixe de luz coerente – ou seja, é um feixe de luz formado por ondas na mesma frequência, fase e direção, de forma que os raios não colidem entre si e não se dispersam enquanto caminham até o alvo. No que diz respeito à Luz Intensa Pulsada, o feixe de luz não é coerente, e os raios colidem e se anulam antes de alcançar a lesão, diminuindo a eficácia.
A efetividade da Luz Intensa Pulsada está restrita ao uso cosmético, como a remoção de manchas provocadas pelo sol, ainda assim quando aplicada por profissionais competentes.

 
Navegação: Home Laser Laser